
Luxemburgo: pioneiro nas Finanças Verdes

Incrustado entre a Bélgica, a Alemanha e a França, a pequena nação e único Grão-Ducado ainda existente no mundo, lar de 600 mil habitantes e de 3 línguas oficiais (luxemburguês, francês e alemão), o Luxemburgo ostenta cifras que vão ao revês de seu tamanho.
Em princípios do século XX, foi-se estabelecida uma indústria siderúrgica de sucesso. Quando a crise do aço ocorreu nos anos 70, as autoridades luxemburguesas se viram na obrigação de reinventar o próprio país, desta vez criando um centro financeiro dinâmico e uma economia baseada em serviços altamente próspera. Hoje em dia o centro financeiro do Grão-Ducado é considerado como um dos mais confiáveis do mundo.
A confiança internacional depositada na praça financeira luxemburguesa é possível graças à conjunção de uma série de fatores: um país com uma economia diversificada, alinhada com os princípios europeus de livre mercado; uma democracia frequentemente ranqueada entre as mais fortes do mundo; um arcabouço jurídico e regulatório que promove uma cultura de proteção aos investidores; um ambiente de contínuo diálogo entre representantes sindicais, trabalhadores e o governo; a população multilingue do país que possui fluência nativa em francês e alemão. Luxemburgo também é considerado um dos países de língua inglesa mais proficientes do mundo, ocupando o 7º lugar no mundo; maior produtividade do trabalho na União Europeia (OCDE 2017); uma infraestrutura digital de última geração.
Nos últimos anos, os mercados financeiros desenvolveram instrumentos que são projetados especificamente para arrecadar capital aos objetivos do desenvolvimento sustentável. O Luxemburgo sempre esteve na vanguarda deste desen
Luxemburgo também é considerado um dos países de língua inglesa mais proficientes do mundo, ocupando o 7º lugar no mundo; maior produtividade do trabalho na União Europeia (OCDE 2017); uma infraestrutura digital de última geração


volvimento, devido à estreita cooperação entre os setores público, privado e a sociedade civil. Além do mais, o ecossistema financeiro sustentável do Grão-Ducado é estimulado pela presença do Banco Europeu de Investimento (BEI), o maior credor e especialista a nível mundial de projetos de investimentos em parcerias público-privadas.
O centro financeiro luxemburguês moldou-se a um ecossistema singular adequado para levantar capital internacional responsável.

Hoje, o Luxemburgo é o principal centro de listagem para títulos verdes e para fundos de impacto. É também de longa data líder global na área distribuição de fundos transfronteiriços, sendo pioneiro há mais de uma de uma década na área de rótulos financeiros sustentáveis.
Desta forma, foram-se criadas uma série de ferramentas no Grão-Ducado que o fazem contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema financeiro sustentável a nível mundial:

A capital mundial dos Títulos Verdes (Green Bonds)
Mais de 50% de todos os títulos verdes, sociais e de sustentabilidade em todo o mundo estão listados na Bolsa Verde do Luxemburgo (LGX)1. A primeira plataforma mundial dedicada exclusivamente a valores mobiliários sustentáveis, sendo um ponto internacional de negociação para emissores e investidores.
O domicílio líder dos fundos europeus de investimentos sustentáveis
O Grão-Ducado é o país pioneiro em fundos de investimento em ativos responsáveis, contando com 34% dos fundos e 35% de todos os ativos sob gestão. Além disso, dois em cada três fundos de impacto na Europa são fundos luxemburgueses. O ecossistema luxemburguês é adequado para atender às demandas da comunidade internacional de investimentos sustentáveis.

Rotulagem financeira: um compromisso com a qualidade
O Luxemburgo abriga a LuxFLAG, agência pioneira em rotulagem financeira, proporcionando clareza e confiança aos investidores em fundos de investimento e instrumentos financeiros.
Líder em veículos de microfinanças
O Luxemburgo tem um histórico de comprometimento com o setor do microfinanciamento e é líder em ativos mantidos por investimentos em microfinança, domiciliando mais de 60% de todos os veículos do setor.
Filantropia: o correto direcionamento da riqueza
A Fondation de Luxembourg,
uma parceria público-privada que provem a assistência a instituições terceiras e doadores no que consiste o correto direcionamento de suas doações. Os projetos caem sob um dos cinco pilares seguintes: saúde, diversidade, educação universal e mudanças climáticas. Em contraste à sua área territorial, o Luxemburgo hoje em dia posiciona-se como a maior referência e líder no que tange as finanças verdes. Com uma bolsa de valores direcionada e uma série de instituições e ferramentas a essa temática, pode-se afirmar com segurança que não há como falar sobre finanças verdes sem mencionar o nome do Grão-Ducado de Luxemburgo.