• Vivian Vi

Luxemburgo: pioneiro nas Finanças Verdes


Incrustado entre a Bélgica, a Alemanha e a França, a pequena nação e único Grão-Ducado ainda existente no mundo, lar de 600 mil habitantes e de 3 línguas oficiais (luxemburguês, francês e alemão), o Luxemburgo ostenta cifras que vão ao revês de seu tamanho.


Em princípios do século XX, foi-se estabelecida uma indústria siderúrgica de sucesso. Quando a crise do aço ocorreu nos anos 70, as autoridades luxemburguesas se viram na obrigação de reinventar o próprio país, desta vez criando um centro financeiro dinâmico e uma economia baseada em serviços altamente próspera. Hoje em dia o centro financeiro do Grão-Ducado é considerado como um dos mais confiáveis do mundo.


A confiança internacional depositada na praça financeira luxemburguesa é possível graças à conjunção de uma série de fatores: um país com uma economia diversificada, alinhada com os princípios europeus de livre mercado; uma democracia frequentemente ranqueada entre as mais fortes do mundo; um arcabouço jurídico e regulatório que promove uma cultura de proteção aos investidores; um ambiente de contínuo diálogo entre representantes sindicais, trabalhadores e o governo; a população multilingue do país que possui fluência nativa em francês e alemão. Luxemburgo também é considerado um dos países de língua inglesa mais proficientes do mundo, ocupando o 7º lugar no mundo; maior produtividade do trabalho na União Europeia (OCDE 2017); uma infraestrutura digital de última geração.


Nos últimos anos, os mercados financeiros desenvolveram instrumentos que são projetados especificamente para arrecadar capital aos objetivos do desenvolvimento sustentável. O Luxemburgo sempre esteve na vanguarda deste desen


Luxemburgo também é considerado um dos países de língua inglesa mais proficientes do mundo, ocupando o 7º lugar no mundo; maior produtividade do trabalho na União Europeia (OCDE 2017); uma infraestrutura digital de última geração



volvimento, devido à estreita cooperação entre os setores público, privado e a sociedade civil. Além do mais, o ecossistema financeiro sustentável do Grão-Ducado é estimulado pela presença do Banco Europeu de Investimento (BEI), o maior credor e especialista a nível mundial de projetos de investimentos em parcerias público-privadas.


O centro financeiro luxemburguês moldou-se a um ecossistema singular adequado para levantar capital internacional responsável.



Hoje, o Luxemburgo é o principal centro de listagem para títulos verdes e para fundos de impacto. É também de longa data líder global na área distribuição de fundos transfronteiriços, sendo pioneiro há mais de uma de uma década na área de rótulos financeiros sustentáveis.

Desta forma, foram-se criadas uma série de ferramentas no Grão-Ducado que o fazem contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema financeiro sustentável a nível mundial:


A capital mundial dos Títulos Verdes (Green Bonds)


Mais de 50% de todos os títulos verdes, sociais e de sustentabilidade em todo o mundo estão listados na Bolsa Verde do Luxemburgo (LGX)1. A primeira plataforma mundial dedicada exclusivamente a valores mobiliários sustentáveis, sendo um ponto internacional de negociação para emissores e investidores.


O domicílio líder dos fundos europeus de investimentos sustentáveis


O Grão-Ducado é o país pioneiro em fundos de investimento em ativos responsáveis, contando com 34% dos fundos e 35% de todos os ativos sob gestão. Além disso, dois em cada três fundos de impacto na Europa são fundos luxemburgueses. O ecossistema luxemburguês é adequado para atender às demandas da comunidade internacional de investimentos sustentáveis.



Rotulagem financeira: um compromisso com a qualidade


O Luxemburgo abriga a LuxFLAG, agência pioneira em rotulagem financeira, proporcionando clareza e confiança aos investidores em fundos de investimento e instrumentos financeiros.


Líder em veículos de microfinanças


O Luxemburgo tem um histórico de comprometimento com o setor do microfinanciamento e é líder em ativos mantidos por investimentos em microfinança, domiciliando mais de 60% de todos os veículos do setor.


Filantropia: o correto direcionamento da riqueza


A Fondation de Luxembourg,

uma parceria público-privada que provem a assistência a instituições terceiras e doadores no que consiste o correto direcionamento de suas doações. Os projetos caem sob um dos cinco pilares seguintes: saúde, diversidade, educação universal e mudanças climáticas. Em contraste à sua área territorial, o Luxemburgo hoje em dia posiciona-se como a maior referência e líder no que tange as finanças verdes. Com uma bolsa de valores direcionada e uma série de instituições e ferramentas a essa temática, pode-se afirmar com segurança que não há como falar sobre finanças verdes sem mencionar o nome do Grão-Ducado de Luxemburgo.

3 visualizações

BRASIL
Av. Angélica, 688, conj 1001 Higienópolis
São Paulo-SP

brasil@vidiworld.com

Tel: (11) 3663-4242

(11) 3663.2242

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 VIDI - Economia Sustentável. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now