• Vivian Vi

Os efeitos da pandemia, a COVID19, nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a vida no planeta

Atualizado: Set 18








Ao contrário do que se diz, Sustentabilidade é um termo de fácil entendimento e definição. A primeira confusão, acontece, quando comparada com Desenvolvimento Sustentável. A primeira vincula-se ao ambiente e a segunda, à forma, ligada ao econômico, social (pessoas) e futuro. Por isso estamos aqui: VIDI Sustentabilidade, pensar no futuro.


Junho foi um mês importante. De 5 a 8 celebrou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos. VIDI estava presente. Para VIDI, zelar pela segurança de nossas operações e desenvolver ações para manter o equilíbrio entre nossas atividades e o mundo que vivemos é o nosso foco central de responsabilidade ambiental, preservação de ecossistemas e a busca, do equilíbrio do desenvolvimento sustentável, economicamente social.


Nesta edição especial, VIDI traz matérias que tratam dos Investimentos em pesquisa, para o desenvolvimento de processos e produtos que contribuam para racionalizar o consumo de recursos naturais, buscando diversificar o uso das fontes, entre elas as de energia renovável. Estímulo ao uso racional de energia e modernização de processos para aumentar a eficiência energética, reduzindo as emissões de gases poluentes. Vamos falar ainda sobre: a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável na ONU, em Nova York, onde foi lançada a Agenda 2030 com os seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas; Sustentabilidade: Um Caminho de Sucesso, como foi possível Portugal ser o país do momento, quando o assunto é turismo, os motivos que o colocam em posição de destaque são vários e vão muito além de ser um país autêntico, moderno, mas sem perder sua genuinidade. Uma das prioridades do Turismo de Portugal é, sem dúvidas, a sustentabilidade – razão pela qual se tornou referência no mundo todo.

Água, Saneamento e Dignidade Humana, Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil, fala sobre a importância da Água - “A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba”. Esta frase do escritor Guimarães Rosa, além de sábia, nunca foi tão atual. Em pleno século 21 nunca debatemos tanto as necessidades inerentes à manutenção da vida de todos os seres do planeta, em especial temas ambientais como as mudanças do clima e água. O planejamento hídrico baseado em décadas de história e dados acumulados já não nos permite prever onde teremos ou não chuvas gerando esta incerteza climática com eventos extremos.


Desmatamento e o interesse nacional

Virgilio Viana, nos fala sobre o posicionamento dos investidores internacionais e dos líderes empresariais brasileiros contra o desmatamento da Amazônia reforçando o óbvio: desmatar é contra o interesse nacional. Arrebata no texto com a pergunta óbvia: “por que o governo do Brasil não combate o desmatamento”.


Falaremos ainda sobre: Economia Circular, a nova fronteira da gestão de resíduos, por Victor Bicca Neto, Diretor de Relações Governamentais da Coca- -Cola Brasil e muito mais.


Recado VIDI: Sustentabilidade é exemplo de comportamento humano. São leis integradas. Sem a ação individual de cada um de nós, dificilmente vamos conseguir diálogo com a mãe natureza para que continue nos protegendo. Agradecimento VIDI: À Paula Raposo, que foi tradutora 100% desta edição.

2 visualizações

BRASIL
Av. Angélica, 688, conj 1001 Higienópolis
São Paulo-SP

brasil@vidiworld.com

Tel: (11) 3663-4242

(11) 3663.2242

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 VIDI - Economia Sustentável. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now