• Revista Vidi #1

Visa atinge meta de eletricidade 100% renovável


Como parte de seu compromisso com a sustentabilidade, a Visa atingiu a meta de usar 100% de eletricidade renovável, como a energia eólica e a solar, até 2020



SÃO FRANCISCO, janeiro de 2020 – A Visa anunciou neste mês que atingiu sua meta de usar 100% de eletricidade renovável até 2020, avançando em seu compromisso de conduzir com responsabilidade e sustentabilidade todas as suas operações globais, o que inclui 131 escritórios em 76 países e quatro centros globais de processamento. Desde que estabeleceu a meta de 100% de energia renovável em 2018, a Visa agiu rapidamente em todas suas instalações no mundo, adotando um mix sustentável de fontes de energia renovável, como o sol e o vento.


“Na Visa, temos a responsabilidade e a oportunidade de fazer grandes mudanças em prol de um futuro sustentável e inclusivo”, diz Al Kelly, CEO da Visa Inc. “Tenho orgulho dos investimentos que fizemos em nossa infraestrutura para atingirmos este importante marco de energia renovável. Continuaremos priorizando esforços para avançar o papel de nosso negócio e indústria na transição para uma economia global mais limpa”.


A Visa trabalhou com concessionárias locais e o competitivo mercado de eletricidade, adotando as opções de energia mais compatíveis com a abordagem de eletricidade renovável de cada país. Fez investimentos locais em eletricidade renovável nos mercados em que mantém grandes instalações, incluindo quatro unidades nos EUA e Reino Unido que respondem por 80% de seu uso global de eletricidade. Outras ações específicas da Visa incluem a participação em programas de eletricidade renovável, oferecidos pela Total Energy, no Reino Unido; Xcel Energy, no Colorado; Austin Energy, no Texas; e Peninsula Clean Energy, na Baía de São Francisco.


Comprometida a apoiar uma transição mais ampla para a eletricidade renovável, a Visa aderiu à RE100 e seguiu as diretrizes desse grupo global e colaborativo de empresas influentes comprometidas com a meta de usar 100% de energia renovável, liderado pelo The Climate Group, em parceria com o CDP. Além disso, a Visa tornou-se membro da Renewable Energy Buyers Alliance (REBA) e é signatária dos Renewable Energy Buyers’ Principles.


Ao comprar 100% de eletricidade renovável, a Visa reduz as emissões de gases de efeito estufa geradas pela eletricidade consumida pela empresa (emissões de Escopo 2), reduzindo as emissões operacionais de suas instalações e data centers em quase 90%, tendo como referência as emissões da empresa em 2014.


“Parabéns à Visa por ter atingido a meta de 100% de eletricidade renovável. Esse anúncio emocionante mostra que é possível as empresas migrarem para a energia limpa com rapidez”, diz Amy Davidsen, diretora executiva do The Climate Group para a América do Norte. “Um ponto realmente impressionante é que a Visa trabalhou com outros stakeholders importantes para aumentar a capacidade de eletricidade renovável nas áreas em que opera. Ações de liderança como essa ajudam a acelerar a mudança no mercado e a reduzir as emissões de gases de efeito estufa”.


A Visa manterá seu compromisso de fomentar um futuro mais sustentável em suas operações e no ecossistema comercial mais amplo. No âmbito de suas operações, a Visa implantou medidas de eficiência energética em suas unidades no mundo todo, adotando diretrizes LEED em seus prédios e operações, fazendo upgrades no sistema de iluminação e climatização (HVAC) e implantando uma política de eletrônicos eficientes que requer que pelo menos 90% dos novos eletrônicos usados seus escritórios corporativos de maior porte atendam aos padrões da certificação ENERGY STAR ou EPEAT.


“Com o mundo cada vez mais focado nos desafios globais de mudança climática, reconhecemos e entendemos a necessidade de assumirmos a liderança na construção de um futuro mais sustentável”, diz Douglas Sabo, vice-presidente e head de Responsabilidade e Sustentabilidade Corporativa da Visa Inc. “Para a Visa, esta conquista mostra nossa dedicação em ser uma força do bem e em liderar a adoção de práticas empresariais sustentáveis”.


A conquista da meta complementa a estratégia de sustentabilidade da Visa, já reconhecida pela indústria. A Visa figura no Índice de Sustentabilidade da Dow Jones da América do Norte desde 2017, é membro do FTSE4Good Index e, em 2018, foi nomeada uma ‘Outperformer’ no setor de Serviços e Software pela Sustainalytics, empresa independente global e líder em pesquisa ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês), em pesquisa de governança corporativa e em avaliações para investidores.

Para mais informações sobre nossos prêmios e reconhecimentos, visite o Visa’s 2018 Corporate Responsibility and Sustainability report.


O compromisso da Visa com a sustentabilidade não se limita ao âmbito da empresa.  Alguns exemplos de esforços realizados:


  • Trabalhos para eliminar pontos de atrito no transporte público e na mobilidade urbana

  • Participação em um estudo sobre vida saudável e sustentável realizado com consumidores de 25 países

  • Participação no lançamento da Travalyst, iniciativa focada em viagens e turismo sustentáveis

  • Juntamente com outras marcas, a Visa é parceira e fundadora da iniciativa Brands For Good, criada para construir um movimento para tornar o estilo de vida sustentável mais atraente, compensador e possível

1 visualização

BRASIL
Av. Angélica, 688, conj 1001 Higienópolis
São Paulo-SP

brasil@vidiworld.com

Tel: (11) 3663-4242

(11) 3663.2242

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 VIDI - Economia Sustentável.